Pokémon Go

  • -

Pokémon Go

Category : Educacional , Informações

Os perigos que a tela do celular não mostra!

Lançado em 6 de julho, nos Estados Unidos, e há poucos dias aqui no Brasil, o aplicativo Pokémon Go se tornou uma verdadeira febre entre os usuários e fãs de jogos de realidade aumentada. O jogo, que consiste em fazer da pessoa um treinador Pokémon, passou de um simples passatempo para um “estilo de vida” e a cada dia tem atraído mais indivíduos dispostos a caçar monstrinhos pelas ruas.

2

Gratuito, o game transforma a tela do celular no cenário do jogo e tem como objetivo promover a interação do mundo virtual com o real. Lembrando que a versão atual só está disponível para iOs e Android e que para jogar é preciso baixá-lo na loja do sistema operacional.

Como incremento é possível ainda comprar itens que facilitam na busca das criaturas.

Como funciona?

Utilizando o Google Maps como auxílio, o usuário tem que se movimentar pelas ruas e “pegar” os Pokémons que estão espalhados pela cidade. Com o celular é possível capturar, em tempo real, as imagens virtuais com a câmera. Desta forma, não é difícil ver um Pikachu correndo pela rua da própria casa ou pelo bairro.

A brincadeira parecer ser bem divertida e aparentemente não representa nenhum risco aos jogadores, certo?

Errado…

Perigos que não se vê na tela do celular

Ao tentar ser o melhor e mais experiente treinador, o usuário fica exposto a diversos acidentes causados pela falta de atenção, que durante o jogo está restrita à tela do celular e faz com que a pessoa esqueça o mundo real em sua volta. No Rio Grande do Sul, jornais afirmam que uma criança de 9 anos morreu afogada no rio Tramandaí, na cidade de Imbé, no último dia 8, ao sair para caçar os personagens com um amigo.

Outro risco é que ao andar com o telefone na mão, o usuário se torna alvo fácil para os criminosos nas ruas. Nos oito países onde o Pokémon Go foi lançado, o número de assaltos a mão armada aumentou significativamente, segundo informações locais.

Além disso, existem também os perigos virtuais. Depois do lançamento, outro jogo, só que falso e infestado de malware se tornou disponível para ser baixado. Essa versão pode roubar os dados pessoais do usuário, acessar a lista de contatos, mensagens SMS, registro de chamadas, o histórico do navegador bem como sua geolocalização colocando a vítima em risco.

Correr risco não é brincadeira!

O perigo entre os usuários do aplicativo é tanto que algumas empresas já estão lançando apólices de seguros para os “mestres Pokémon”. Um exemplo é a plataforma de venda de seguros on-line Youse que disponibilizou um seguro de vida para quem quer se precaver dos riscos reais de caçar os monstrinhos.

Para isso, é preciso entrar no site, preencher seus dados e marcar como opção de profissão o item “Treinador de Pokémon”. Desta forma, o jogador pode personalizar sua apólice com assistências e coberturas necessárias.

Bom, a coisa é séria! Se você já faz parte da turma dos colecionares de bichinhos virtuais é bom ficar atento. Com segurança não se brinca! Fique esperto e boa diversão.

Fonte: PDA/Rede Pitágoras