Educação Infantil

O segmento da educação infantil inicia a educação básica e, por isso, está presente no Cramer com as mesmas prerrogativas dos demais segmentos: metodologia e estratégias de ensino que possibilitem a aprendizagem efetiva e o acompanhamento do desenvolvimento cognitivo e da apropriação dos conhecimentos, com intervenção docente.

O trabalho na educação infantil visa potencializar o desenvolvimento intelectual e emocional da criança, o que é crucial na busca da sua identidade pessoal e social, ampliando seu conhecimento de mundo.

Nossa proposta de trabalho visa apresentar o conteúdo das atividades partindo do desenvolvimento das capacidades dos alunos, associadas aos termos:

São trabalhados na educação infantil os conteúdos necessários para que as crianças evoluam em direção às competências próprias a esta etapa de desenvolvimento, sempre considerando as suas vivências, os seus conhecimentos prévios e suas características peculiares.

O desenvolvimento de competências e habilidades concretiza-se no Cramer por meio de experiências de aprendizagens significativas que permitem ao aluno estabelecer relações e generalizações entre o conteúdo estudado e a realidade que o cerca.

São estes os procedimentos indispensáveis ao trabalho realizado na educação infantil do Cramer:

  • Formulação de perguntas;
  • Participação ativa na resolução de situações-problema;
  • Estabelecimento de algumas relações simples de coleta e comparação de dados;
  • Confronto de ideias com outras crianças;
  • Formulação de hipóteses, explicações e conclusões sobre o tem em estudo;
  • Registro das informações, utilizando diferentes formas de linguagem: desenhos, textos, fotos, portfólios, murais, músicas, movimentos.

É nesta etapa do desenvolvimento infantil que o Colégio Cramer oferece uma série de atividades, organizadas de forma sistemática em dois âmbitos e experiências, a saber: formação pessoal e social e conhecimento de mundo.

São estes dois âmbitos, de acordo com o MEC, que norteiam todo o trabalho desenvolvido em nossa educação infantil:

curriculo da educacao infantil

Coleção Didática da Educação Infantil

Os livros da Coleção Pitágoras, utilizados pelos alunos da educação infantil, são impressos em letra bastão, ricamente ilustrados e em cores. As atividades são organizadas em forma de sequência metodológica que envolve os alunos na apropriação dos conteúdos e na construção do conhecimento.

Conheça um pouco mais!

  • Para os alunos do Maternal de 2 e 3 anos, os livros são feitos em forma de pranchas.
  • A coleção é sintonizada com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil e tem a criança de 2 a 5 anos como centro do planejamento curricular que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva.
  • Para os alunos do 1.° e 2.° períodos, os livros são interdisciplinares e personagens infantis fazem o enredo central dos livros. Em suas interações e brincadeiras, os conteúdos são apresentados de forma contextualizada e relacionada ao universo infantil.
  • Seguindo recomendações das DCNEI, as interações e brincadeiras são os eixos norteadores de todo o trabalho. Aprender brincando e relacionando-se com os colegas e professor torna a aprendizagem prazerosa, efetiva e significativa.
  • Por meio da brincadeira, a criança reconhece os seus papéis sociais e amplia seu conhecimento sobre o mundo cultural, social e afetivo do qual faz parte.
  • Junto com a brincadeira, os jogos são fontes de vivências importantíssimas para as crianças. Eles contribuem para o desenvolvimento de sua autoestima, para a aprendizagem de conceitos e fatos para a interiorização de vários papéis.
  • De forma lúdica, são apresentadas atividades que promovem a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como a conservação dos recursos naturais, trazendo para a sala de aula os estudos da Natureza e Sociedade.
  • As atividades contribuem para a formação do cidadão contemplando valores, normas e atitudes essenciais à formação integral, enfatizando os conteúdos atitudinais.
  • A coleção didática da educação infantil também favorece o contato com a diversidade de produtos culturais, como a música, possibilitando aos alunos a apropriação da linguagem musical.

Alfabetização e Letramento

  • As competências e as habilidades necessárias à alfabetização e ao letramento são gradualmente desenvolvidas nos livros de nossa coleção, inserindo os alunos no universo da leitura e da escrita.
  • São também apresentadas atividades e desafios que contribuem para o desenvolvimento do pensamento lógico e da linguagem matemática dos alunos. Assim, levantam e confrontam hipóteses, comparam dados e informações, fazem cálculos e registros diversos.
  • A nossa coleção oportuniza o contato com situações reais e presentes na sociedade, favorecendo o interesse das crianças pelos diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos.

E mais…

O conhecimento social inclui os fatos importantes para a sociedade. Os livros apresentam as datas comemorativas integradas aos temas trabalhados.

Conheça aqui uma página especial sobre as atividades que encantam! Experimente!