Monthly Archives: dezembro 2016

  • -

Primeiro grupo de alunos músicos oficiais da escola realiza apresentação única em 2016 e emociona pais.

Category : Educacional

050

A perspectiva era de um trabalho que pudesse ser implementado de forma gradual e progressiva através do ensino de teoria musical e instrumento para um grupo de alunos interessados e motivados a aprenderem a tocar um instrumento. Iniciado no segundo semestre de 2015, o projeto de música do Cramer superou as expectativas da escola em função da primeira apresentação orquestrada ocorrida no último dia 28, segunda-feira, no ginásio do colégio.

022

026

030

031

Os alunos, em tempo recorde, por meio da dedicação e esforço de seus professores Éder Oliveira, Leila Moraes e Maestro Leonardo Basílio, subiram ao palco de apresentações do colégio e revelaram todo o seu empenho e entusiasmo, com belíssimas performances no violão, guitarra, violino, teclado, flauta transversal, clarineta e saxofone.

Depois de cantarem juntos o hino nacional, todos os alunos do ensino fundamental, anos finais e ensino médio, juntamente com os pais e familiares dos alunos músicos e equipe diretiva do Cramer, puderam apreciar o solo dos professores, apresentações por naipes e uma apresentação coletiva com a canção “Ode to Joy” 5.ª Sinfonia de Beethoven.

A apresentação emocionou os pais que, ao término, cumprimentaram a escola pela iniciativa e investimento em seus filhos.

O projeto de música é uma atividade extracurricular que acontece no turno inverso das aulas para alunos do 6.° ano do ensino fundamental até a 3.ª série do ensino médio. É gratuito e visa dar oportunidade ao aluno de se desenvolver musicalmente por meio do estudo de um instrumento.

001

058

Da esquerda para a direita o Maestro Leonardo Basílio, a Professora Leila Moraes,  o coordenador do projeto musical Professor Alisson Chagas e o Professor Éder Oliveira.


  • -

Uma grande estrutura é montada para a 4.ª Feira Cultural de Língua Espanhola

Category : Educacional

No último dia 26 de novembro, a quadra de esportes do Colégio Cramer foi o espaço que recebeu uma grande estrutura com stands e decoração para o encerramento das atividades de língua estrangeira (Espanhol), do 9.° ano do ensino fundamental à 3.ª série do ensino médio.

A 4.ª Feira Cultural de Língua Espanhola, orientada pela Professora Anne Morais, contou com o apoio de todos os professores que trabalham no segmento e envolveu os alunos na pesquisa e seleção de conteúdo sobre diversas nações de língua espanhola. Argentina, Colômbia, Espanha, México e Porto Rico ganharam destaque depois de intenso estudo e com criativas performances de palco, através de danças típicas, cenários inteligentes e alternativos, além de um espaço gastronômico onde o público presente pode apreciar e provar uma mostra da culinária dos países em evidência.

Curiosidades:

Em seu artigo, a Prof.ª Ms. Silvia Regina Delong, de Língua Espanhola da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (FAFIUV), faz referência ao autor Sedycias (2005): “Por que os brasileiros devem aprender espanhol”, publicado no livro “O ensino do espanhol no Brasil: passado, presente, futuro”, nos dá dez razões para aprender a referida língua. Vejamos a seguir:

  • -A língua espanhola é considerada uma língua mundial, ou seja, é uma das mais importantes línguas mundiais da atualidade e a segunda língua nativa mais falada no mundo.
  • -Como já foi mencionado anteriormente, é a língua oficial de 21 países.
  • -Importância internacional: o espanhol é, depois do inglês, a segunda língua mundial como veículo de comunicação internacional.
  • -A língua espanhola é muito popular como segunda língua. Nos Estados Unidos e no Canadá, o espanhol é a língua estrangeira mais popular, a mais ensinada nas universidades e nas escolas primárias e secundárias.
  • -Em quinto lugar vem o MERCOSUL. Pela primeira vez na sua história, a América Latina está não somente vivenciando um dos mais altos graus de crescimento econômico, tecnológico e industrial, como celebra também o primeiro acordo comercial de âmbito continental.
  • -A língua espanhola é a língua dos nossos vizinhos. Todos os países que fazem fronteira com o Brasil têm o espanhol como língua oficial, com exceção apenas da Guiana, Suriname e Guiana Francesa. O fato de sermos vizinhos é um motivo a mais para aprendermos sua língua e nos familiarizarmos com sua cultura.
  • -A sétima razão para que nossos alunos aprendam a língua espanhola é o turismo. A grande influência de turistas de língua espanhola no Brasil é cada vez maior.
  • -Em oitavo lugar está a crescente população que fala espanhol como primeira língua, nos Estados Unidos. Isso representa um gigantesco mercado de consumidores, com um poder aquisitivo de mais de 220 bilhões de dólares.
  • -Em nono lugar, o português e o espanhol são línguas-irmãs. Porém, é muito mais fácil para um brasileiro aprender espanhol do que um falante de espanhol aprender português. Isto se deve, principalmente, ao fato de o português ter mais sons vocálicos que o espanhol.
  • -E, por último, destacamos a beleza e o romance. O espanhol é uma das línguas mais bonitas, melodiosas e românticas que o mundo já teve a felicidade de ouvir e que segundo o autor “Que outra língua, senão o espanhol, poderia dizer ‘eu te amo’ desta forma?: Mujer, si puedes tú con Dios hablar, pregúntale si yo alguna vez te he dejado de adorar”.

  • -

Infantil e Fundamental I encerram atividades de seu projeto musical com belíssimas apresentações

Category : Educacional

A coordenadora Roberta Flister, acompanhada pela orientadora do projeto musical, Professora Leila Moraes, apresentou nesta última sexta-feira (25), no Teatro Municipal Antônio Roberto de Almeida, em Santa Luzia, a Mostra Cultural, com o tema “Um quebra-cabeça chamado Brasil”.

No palco, alunos do maternal ao 5.° ano do ensino fundamental realizaram uma sequência de apresentações que traduziam, no formato musical, a história da colonização brasileira. Dos índios aos europeus, africanos e asiáticos, os alunos, com acessórios que remetiam a essas diversas nações colonizadoras, encantaram o público de mais de 200 pessoas que prestigiou o evento, trocando seus ingressos por 1 kg de alimento não perecível, que foi destinado a outras instituições carentes da cidade, indicadas pela Prefeitura Municipal.

A culminância se deu com uma apresentação coletiva da canção “Aquarela do Brasil”, que celebrou as diversas culturas que formam o Brasil, seguida da música Jingle Bell (influência americana), momento em que os alunos, com sinos de material reciclado e gorros de Papai Noel, arrancaram aplausos da plateia.