Proposta Pedagógica

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Parceiro da Rede Pitágoras há aproximadamente 10 anos, o Colégio CRAMER apresenta uma concepção de ensino de vanguarda, sintonizada com os pressupostos que se inferem das diretrizes norteadoras da educação do século XXI.

Do maternal ao ensino médio, destacam-se algumas funções mais importantes do nosso material:

  • Favorecer a aquisição de conhecimentos socialmente relevantes;
  • Propiciar o desenvolvimento de competências cognitivas que contribuem para aumentar a autonomia;
  • Consolidar, ampliar, aprofundar e integrar os conhecimentos adquiridos;
  • Assumir o papel de texto de referência para estudos e para a ampliação do conhecimento dos alunos.

A seguir, os princípios pedagógicos que orientam o nosso ensino:

  1. A aprendizagem é considerada como processo: o trabalho pedagógico desenvolve-se respeitando a faixa etária, o ritmo, a maturidade cognitiva e a realidade social dos alunos;
  2. O professor CRAMER é o orientador da aprendizagem e faz a mediação entre o conhecimento e o aluno, adotando as estratégias que facilitam esta aprendizagem;
  3. Os conteúdos são apresentados por meio de uma situação que permite a identificação ou a aplicação de conceitos, fórmulas e princípios buscando tornar os estudos mais significativos para os alunos;
  4. O aluno CRAMER não recebe o conhecimento pronto para ser somente memorizado, e sim desenvolve as ferramentas necessárias para lidar com as informações;
  5. Nossos livros apresentam várias formas de linguagem e possibilitam o diálogo com a tecnologia aplicada à educação;
  6. Os conteúdos são trabalhados nas perspectivas conceitual, procedimental e atitudinal;
  7. A situação-problema, o jogo, a interação entre os alunos são estratégias de ensino e de aprendizagem que são sugeridas em nossos livros.

Metodologia

A nossa sequência metodológica segue uma progressão concatenada e harmoniosa que envolve os itens a seguir:

Metodologia

  • Contextualização/problematização/levantamento de conhecimentos prévios – relação do conteúdo à vivência cotidiana do aluno que é instigado a observar a realidade de modo crítico;
  • Abordagem dialogada: ponto de referência – conteúdo organizado de modo a possibilitar uma progressão conceitual do desenvolvimento do tema, trabalhado de forma analítica e detalhada em diálogo com o aluno, intermediado com imagens, gráficos, citações integradas ao texto, com linguagem clara e adequada à etapa de escolarização a que se destina, mantendo o rigor conceitual;
  • Aplicação de conhecimento – proposta de atividades diversificadas e contextualizadas para estimular o senso crítico e a criatividade, a capacidade de elaborar sínteses e aplicar o conhecimento trabalhado com o objetivo de (re)construí-lo;
  • Síntese, fechamento ou retomada – elaboração de conclusões e a síntese dos conhecimentos construídos possibilitando a avaliação da aprendizagem por meio de uma sistematização inteligente do que foi estudado.
  • Atividade de ampliação do conhecimento – oferecer aos alunos meios para o estabelecimento de relações entre os conteúdos estudados, o aprimoramento pessoal e o alargamento de seus saberes; o objetivo é que os alunos aprendam a aprender cada vez mais com autonomia e competência.
  • O ENEM – ao final de cada capítulo ou unidade do material do ensino médio, são apresentadas questões de múltipla escolha das mais simples para as mais complexas, com orientação ao aluno para que comprove ou justifique a resposta correta. Dessa forma, o estudo do conteúdo e o desenvolvimento de habilidades cognitivas ocorrem paralelamente.

Avaliação

Educação Infantil

Na educação infantil a avaliação se dará por meio da observação e registro. Em uma ficha avaliativa, apontamos o desenvolvimento do aluno em forma de conceitos, com um campo de observações para professores e pais.

O registro acontece a cada três meses e os parâmetros da avaliação serão os objetivos propostos para o trimestre.

A avaliação na educação infantil será realizada com base em relatórios semanais, atividades realizadas pelos alunos, chamadas e pequenos registros feitos pelos professores.

O repasse das informações é feito aos pais ou responsáveis por meio de uma reunião de atendimento individual com a professora da turma.

Ensino Fundamental / Médio

A partir do ensino fundamental o ano letivo é dividido em quatro bimestres. A distribuição de pontos obedecerá ao seguinte critério:

Fundamental / Médio Média (60%)
1.° Bimestre: 20 pontos 1.° Bimestre: 12 pontos
2.° Bimestre: 20 pontos 2.° Bimestre: 12 pontos
3.° Bimestre: 30 pontos 3.° Bimestre: 18 pontos
4.° Bimestre: 30 pontos 4.° Bimestre: 18 pontos

Será considerado aprovado à série seguinte o aluno que no final do ano letivo tiver obtido:

I – Frequência global mínima de 75% (setenta e cinco por cento);

II – Aproveitamento mínimo de 60 pontos nas avaliações normais e nas recuperações a que estiver sujeito.

Ao aluno que não tiver atingido os sessenta por cento dos pontos (60%), será destinado estudo de recuperação bimestral, desde que tenha apresentado o mínimo de aprendizagem e observados os limites abaixo:

I – Três (03) áreas de estudo do 4º ao 5º ano do Ensino Fundamental;

II – Três (03) disciplinas de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental;

III – Três (03) disciplinas no Ensino Médio.

O aluno que obtiver menos de 40% (quarenta por cento) em pelo menos uma área de estudo ou disciplina, do 4º ao 9º do Ensino Fundamental e da 1ª à 3ª série do Ensino Médio, será considerado reprovado, não estando, pois sujeito aos estudos de recuperação.

A recuperação final será presencial, com duração máxima de cinco dias.

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Conheça as particularidades de cada um de nossos segmentos!

Educação Infantil

Ensino Fundamental – Anos iniciais

Ensino Fundamental – Anos finais

Ensino Médio