Anos iniciais

É no segmento dos anos iniciais que são promovidas atividades que levam em conta não só a aprendizagem individual, mas também a aprendizagem compartilhada. Daí a diversidade de propostas: trabalhos e reflexões individuais, em equipe, em pequenos grupos, enfocando a interação entre professor, alunos e conteúdos.

Trata-se de um projeto que se define pelos princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da sensibilidade, da criatividade, da diversidade de manifestações artísticas e culturais, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ou seja, visa à formação integral do aluno.

Para o 1.° ano, são disponibilizados três livros: Letramento e Alfabetização, Alfabetização Matemática e Ciências, História e Geografia em um mesmo livro.

Ainda fazem parte do currículo do 1.° ano as disciplinas Inglês, Artes e Educação Física.

Do 2.° ao 5.° ano, os livros desenvolvem conteúdos das disciplinas escolares: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia e Inglês. Ainda fazem parte do currículo do 2.° ao 5.° ano as disciplinas de Artes e Educação Física.

Em nossa abordagem metodológica, o saber prévio do aluno é o ponto de partida para a aprendizagem dos conteúdos.

Há ênfase na problematização, o que instiga o aluno a observar a realidade de modo crítico e possibilita o estabelecimento de relações entre a realidade e a temática estudada.

Os nossos conteúdos são organizados de forma a garantir aos alunos os níveis de aprendizagem nacionalmente estabelecidos para o período.

Os livros de nossa coleção para os anos iniciais apresentam atividades que incluem os procedimentos próprios da disciplina. No caso de Geografia, os alunos investigam e desenvolvem conceitos geográficos.

Com objetivo de facilitar a aprendizagem, os nossos livros apresentam uma linguagem clara e adequada a essa etapa de escolarização, apresentando rigor conceitual e abordagem do conteúdo de forma dialogada com o aluno.

Propomos atividades diversificadas de aplicação do conteúdo contemplam habilidades cognitivas apresentadas das mais simples para as mais complexas.

O fechamento ou síntese faz parte da abordagem metodológica de nossos livros. Os alunos realizam diversas atividades de síntese, como quadro-resumo, mapas conceituais e outros.

Para realizar a educação plena dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, apresentam-se atividades de reflexão ética sobre questões sociais, possibilitando a formação da cidadania.

Nossa abordagem é interdisciplinar, o que possibilita aos alunos estabelecerem conexões entre as disciplinas favorecendo o significado dos estudos.

Jogos e brincadeiras dão significado aos conteúdos trabalhados e mobilizam o interesse e ações para aprender os diversos conteúdos propostos.

Os livros da Coleção Pitágoras atendem às Novas Diretrizes Curriculares Nacionais em relação à formação integral dos alunos desenvolvendo os quatro pilares da educação: aprender a ser, aprender fazer, aprender a conviver e aprender a conhecer.

Para desenvolver a autonomia, indicamos em nossos livros outras fontes para que o aluno busque ampliar o seu conhecimento.

Além dos livros de referência de cada disciplina, nossos alunos contam também com um caderno de atividades elaborado especialmente com atividades de revisão, desafios, textos e questões para serem trabalhadas pelos alunos em casa, de forma autônoma.