Uma grande estrutura é montada para a 4.ª Feira Cultural de Língua Espanhola

  • -

Uma grande estrutura é montada para a 4.ª Feira Cultural de Língua Espanhola

Category : Educacional

No último dia 26 de novembro, a quadra de esportes do Colégio Cramer foi o espaço que recebeu uma grande estrutura com stands e decoração para o encerramento das atividades de língua estrangeira (Espanhol), do 9.° ano do ensino fundamental à 3.ª série do ensino médio.

A 4.ª Feira Cultural de Língua Espanhola, orientada pela Professora Anne Morais, contou com o apoio de todos os professores que trabalham no segmento e envolveu os alunos na pesquisa e seleção de conteúdo sobre diversas nações de língua espanhola. Argentina, Colômbia, Espanha, México e Porto Rico ganharam destaque depois de intenso estudo e com criativas performances de palco, através de danças típicas, cenários inteligentes e alternativos, além de um espaço gastronômico onde o público presente pode apreciar e provar uma mostra da culinária dos países em evidência.

Curiosidades:

Em seu artigo, a Prof.ª Ms. Silvia Regina Delong, de Língua Espanhola da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (FAFIUV), faz referência ao autor Sedycias (2005): “Por que os brasileiros devem aprender espanhol”, publicado no livro “O ensino do espanhol no Brasil: passado, presente, futuro”, nos dá dez razões para aprender a referida língua. Vejamos a seguir:

  • -A língua espanhola é considerada uma língua mundial, ou seja, é uma das mais importantes línguas mundiais da atualidade e a segunda língua nativa mais falada no mundo.
  • -Como já foi mencionado anteriormente, é a língua oficial de 21 países.
  • -Importância internacional: o espanhol é, depois do inglês, a segunda língua mundial como veículo de comunicação internacional.
  • -A língua espanhola é muito popular como segunda língua. Nos Estados Unidos e no Canadá, o espanhol é a língua estrangeira mais popular, a mais ensinada nas universidades e nas escolas primárias e secundárias.
  • -Em quinto lugar vem o MERCOSUL. Pela primeira vez na sua história, a América Latina está não somente vivenciando um dos mais altos graus de crescimento econômico, tecnológico e industrial, como celebra também o primeiro acordo comercial de âmbito continental.
  • -A língua espanhola é a língua dos nossos vizinhos. Todos os países que fazem fronteira com o Brasil têm o espanhol como língua oficial, com exceção apenas da Guiana, Suriname e Guiana Francesa. O fato de sermos vizinhos é um motivo a mais para aprendermos sua língua e nos familiarizarmos com sua cultura.
  • -A sétima razão para que nossos alunos aprendam a língua espanhola é o turismo. A grande influência de turistas de língua espanhola no Brasil é cada vez maior.
  • -Em oitavo lugar está a crescente população que fala espanhol como primeira língua, nos Estados Unidos. Isso representa um gigantesco mercado de consumidores, com um poder aquisitivo de mais de 220 bilhões de dólares.
  • -Em nono lugar, o português e o espanhol são línguas-irmãs. Porém, é muito mais fácil para um brasileiro aprender espanhol do que um falante de espanhol aprender português. Isto se deve, principalmente, ao fato de o português ter mais sons vocálicos que o espanhol.
  • -E, por último, destacamos a beleza e o romance. O espanhol é uma das línguas mais bonitas, melodiosas e românticas que o mundo já teve a felicidade de ouvir e que segundo o autor “Que outra língua, senão o espanhol, poderia dizer ‘eu te amo’ desta forma?: Mujer, si puedes tú con Dios hablar, pregúntale si yo alguna vez te he dejado de adorar”.