PROUNI, FIES e SISU

  • -

PROUNI, FIES e SISU

Category : Educacional , Informações

Um guia pra você entender como funcionam os três programas que auxiliam o ingresso nas grandes universidades brasileiras.

Para quem está concluindo o Ensino Médio ou para aqueles que já o concluíram, mas ainda não ingressaram em uma faculdade, três palavras constam assiduamente no dia a dia: PROUNI, FIES e SISU. Eles possibilitam que mais pessoas cursem uma instituição de Ensino Superior, porém as maneiras como devem e são utilizados possuem algumas diferenças.

Imagem SISU

Quer saber quais são elas? Confira abaixo tudo que você precisa saber!

PROUNI

Em 2004, foi criado o Programa Universidade para Todos (PROUNI), com o objetivo de conceder bolsas de estudo integrais ou parciais (50%) para quem deseja realizar algum curso superior em uma das instituições de ensino privadas cadastradas no Programa. O método de seleção se dá pela nota do aluno na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Não existe um padrão para o número de vagas que cada curso ou instituição deva oferecer e o processo seletivo das bolsas parciais ou integrais é feito separadamente, de forma com que duas bolsas parciais não ocupem uma vaga de uma bolsa integral, por exemplo.

Pré-requisitos

– Cursado o Ensino Médio inteiro em escola pública ou, caso o aluno tenha estudado em uma instituição privada nesse período, comprovar que fora na condição de bolsista;

– Realizado a última edição do Enem, obtendo a pontuação mínima de 450 pontos na prova e não tenha zerado a redação;

– Renda familiar de até 1,5 salários mínimos por pessoa, no caso de optar por uma bolsa integral ou de até 3 salários mínimos por pessoa, no caso de optar por uma bolsa parcial.

Vantagens

– Gratuito, pois não se trata de um financiamento.

Desvantagens

–  Alta burocracia na comprovação dos dados;

– O aluno precisa manter um bom rendimento para continuar com a bolsa.

 

FIES

Trata-se de um Fundo de Financiamento Estudantil, criado pelo Ministério da Educação, que arca com os custos do aluno durante o período da sua graduação, mas que deve ser quitado pelo mesmo após a conclusão do curso. As inscrições são realizadas pelo SisFIES e, uma vez deferida, possui três etapas:

– Utilização: esta etapa consiste no período de duração do curso. Durante este tempo, o estudante pagará, a cada três meses, o valor de R$150,00 referente à quitação de juros;

– Carência: após o término da sua graduação, o estudante terá até 18 meses de carência para começar a pagar o financiamento. Durante este período, o pagamento de R$150,00 a cada três meses para quitação dos juros incidentes sobre o financiamento continua;

– Amortização: ao fim da segunda etapa, o valor do financiamento deve começar a ser pago. O estudante pode parcelar o saldo devedor em até três vezes o período de duração da sua graduação. Ex: um curso de 4 anos de duração pode ser parcelado em até 12 anos.

Pré-requisitos

– Não ter concluído o curso superior;

– Inscrição em qualquer curso de Ensino Superior que possua avaliação positiva do MEC, podendo realizar a inscrição em qualquer período do ano;

– Renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 2,5 salários mínimos;

– Participação em alguma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e nota mínima de 450 pontos na média das provas e nota na redação que não seja zero.

Vantagens

– Burocracia inferior ao PROUNI;

– Taxa de juros baixíssima, muito inferior às taxas de mercado.

Desvantagens

– O aluno precisa manter um rendimento satisfatório para continuar no programa (porém, mais tolerável do que o PROUNI).

Vale ressaltar que, caso o aluno já possua bolsa parcial através do PROUNI, é permitido, se ele desejar, financiar os outros 50% através do FIES.

 

SISU

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) trata-se de uma ferramenta desenvolvida pelo Ministério da Educação para classificar e selecionar alunos que desejam ingressar em qualquer Universidade Pública do país utilizando a nota do último Enem como única etapa de seu vestibular. O processo de seleção é inteiramente online e possui duração de cerca de uma semana, sendo imprescindível que o aluno realize a sua inscrição dentro do prazo estabelecido.

Pré-requisitos

– Realizado a última edição do Enem;

– Obtido nota na prova de redação que não seja zero.

 

Mas afinal, qual escolher?

Optar por um desses programas depende das condições financeiras e do desempenho no Enem de cada estudante.

Por isso, as inscrições de cada um deles é aberta em uma sequência lógica para que o aluno tente uma vaga na universidade pública (SISU); caso não consiga, tente uma bolsa em uma universidade privada (SISU); e se ainda assim não obtiver êxito, tenha a possibilidade de tentar um financiamento estudantil (FIES).

Analise as opções e escolha a mais vantajosa para você!

Fonte: PDA/Rede Pitágoras