Lua de Júpiter

  • -

Lua de Júpiter

Category : Educacional , Informações

NASA fará revelação surpreende sobre o satélite Europa, a lua que pode abrigar vida.

A NASA divulgou para toda a imprensa que na próxima segunda-feira, dia 26, fará uma conferência para anunciar uma importante descoberta sobre Europa, uma das luas de Júpiter. Afirmam que será apresentada uma atividade surpreendente no satélite.

lua de jupiter

Segundo a Agência Espacial Norte-americana, “os astrônomos apresentarão resultados de uma campanha de observação única que descobriu evidências surpreendentes de atividade que pode estar relacionada com a presença dos oceanos subterrâneos em Europa”.

Conheça Europa, a lua de Júpiter

Em 7 de janeiro de 1610, Galileu Galilei descobriu quatro satélites de Júpiter: Io, Europa, Ganímedes e Calisto. Estes eram apenas os primeiros que viriam a ser as 67 luas do planeta.

A cerca de 627,6 milhões de quilômetros da Terra, Europa é um corpo remoto de gelo que, em sua superfície, abriga um enorme oceano. Estima-se que sua superfície de gelo tenha uma profundidade entre 1,5 km até 32km. Em virtude da distância do sol, a sua temperatura é em média de -160°C na região equatorial e –220°C nos polos.

O satélite é um pouco menor que nossa Lua e possui veias marrons que ainda são um mistério. Acredita-se que elas mostrem onde a crosta de Europa se abriu, possibilitando que a água quente e suja infiltrasse ali e depois congelasse.

De acordo com a NASA, Europa é o lugar com maior probabilidade de abrigar vida no Sistema Solar, além da Terra.

Vida fora da Terra?

Em maio deste ano foi publicado no periódico Geophysical Research Letters um estudo que mostrou que os oceanos de água salgada que estão abaixo da espessa crosta de gelo do satélite poderiam ter uma química semelhante aos da Terra. Por isso, os cientistas argumentaram sobre a possiblidade de existir hidrogênio e oxigênio em quantidades suficientes para a formação de vida.

“O ciclo de hidrogênio e oxigênio dos oceanos de Europa serão o grande propulsor de vida por lá, assim como é na Terra”, afirmou Steve Vance, o pesquisador responsável pelo Jet Propulsion Laboratory (JPL) da NASA.

O passo seguinte da pesquisa era descobrir de que forma ocorria a formação de hidrogênio e calor em Europa, fundamentais para surgimento de vida.

Mas afinal, será que houve avanços nas pesquisas? Uma descoberta extraordinária? Vamos aguardar a solução desse mistério!

Fonte: PDA/RedePitágoras